Preocupação; o que é isso?
Quem nunca se preocupou com algo na vida? Acredito que todos nós em algum momento já nos preocupamos.
Você sabia, que existem diferentes tipos de preocupações? Algumas irão nos beneficiar e outras prejudicar.
Afinal o que é; e para que serve a preocupação?
A preocupação é um estado de apreensão em relação a possíveis eventos e situações futura; uma resposta emocional as incertezas e riscos.
Ela pode ser útil em situações, que precisamos nos planejar e criar possíveis planos de ação preventivos. Existem preocupações prática ou produtiva; imaginária ou improdutivas; aguda; crônica e social. Iremos ler sobre cada uma delas agora.
A preocupação prática ou produtiva nos motiva a realizar ações com o objetivo preventivo. Vamos imaginar o seguinte exemplo; você irá realizar uma viagem de carro por aproximadamente quatorze horas seguida. Nesse caso, a preocupação deve ajudar no planejamento como; fazer um roteiro de passeios no destino; realizar uma revisão e manutenção mecânica no veículo; evitar deixar o tanque de combustível abaixo da metade, para não ficar parado na estrada; organizar a mala conforme o clima do destino; não esquecer itens importantes (documentos, medicamentos…). Esse é um exemplo de preocupação produtiva, gera atenção, ação e antecipação de resolução, minimizando possíveis problemas.
A preocupação imaginária ou improdutiva, é a tensão sobre algo que não se tem controle ou depende de si, para mudar o contexto. Alguns exemplos são; não gosto desse clima, isso precisa mudar. Tenho que fazer algo para que meu filho não se envolver em acidentes de trânsito, quando ele estiver dirigindo. E se a minha filha contrair uma doença grave? E se eu morrer? E se ele não gostar de mim? E se eu for demitida? Esses são exemplos de preocupação que não tem como controlar.
A preocupação aguda são de curto prazo, acontecem junto de uma situação específica que a pessoa esta ou irá passar. Diante da preparação para uma prova difícil, ou o recebimento de um diagnóstico, ou saber que uma pessoa querida esta hospitalizada. É uma preocupação que acompanha a situação, quando o evento passa a preocupação desaparece.
Já a preocupação crônica ao contrário da aguda, ela esta sempre ali, presente em vários contextos, sempre tem algo para se preocupar; pode apresentar sintomas como, tensões musculares, pressa – parece que esta sempre correndo contra o relógio, alteração no sono, se assusta com facilidade, esta sempre em estado de alerta.
E por último, a preocupação social, que pode apresentar pensamentos: O que será que ele irá pensar de mim, e se eu não souber o que falar, quais gestos fazer, como me comportar; e se eu cometer uma gafe… Com essa preocupação sobre a opinião alheia, acaba evitando interações sociais, prefere se isolar.
Cada preocupação pode impactar de diferentes maneiras na saúde mental e na qualidade de vida.
Você sabia que a preocupação é um dos sintomas, em vários transtornos mentais?
A preocupação é um dos sintomas, no TAG (Transtorno de ansiedade generalizada); transtorno de pânico; transtorno de ansiedade de separação, Transtorno de ansiedade social, transtorno de ansiedade de doença, fobia específica, TOC (Transtorno obssesivo compulsivo), TEPT (transtorno de estresse pós traumático), transtorno depressivo unipolar e bipolar… dentre outros.
Lembrando que cada transtorno mental não advém de uma única causa, mas da soma de vários fatores (genética, personalidade, fatores ambientais, socioculturais, alteração hormonal, experiências vivenciadas, doenças em geral).
Se a sua preocupação esta roubando sua qualidade de vida; busque ajuda profissional. Faça uma avaliação e se necessário o tratamento psicológico.
Romilda Barreto
CRP 09/7176 – Atendimento Online e Presencial em Goiânia -GO
Há mais de dez cuidando de pessoas e trilhando possíveis caminho de evolução.
CONTEÚDOS DO BLOG
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:
Preocupação; o que é isso?
Preocupação; o que é isso? Quem nunca se preocupou com algo na vida? Acredito que todos nós em algum momento já nos preocupamos. Você sabia,
14 Sinais que podem indicar Transtorno Bipolar
14 Sinais que podem indicar o Transtorno Bipolar Atenção acenda uma luz amarela, se você perceber que apresenta mais de cinco pontos da lista abaixo.
Afinal, o que é ansiedade?
Afinal, o que é ansiedade? Ansiedade é uma emoção benéfica que todos nós sentimos e tem o objetivo de nos preparar para as situações novas;