Afinal, o que é ansiedade?

Afinal, o que é ansiedade?

Ansiedade é uma emoção benéfica que todos nós sentimos e tem o objetivo de nos preparar para as situações novas; o problema acontece quando a ansiedade se torna excessiva, causando prejuízos e nos paralisando diante das tarefas que precisamos realizar.

Vamos pensar na seguinte analogia; qual é o objetivo de um alarme no carro?

Protegê-lo, certo? O alarme irá disparar em caso de ameaça, furto; mas em algum momento o alarme pode disparar sem apresentar ameaças reais, apenas ao passar outro carro ao lado ou sem nenhum motivo aparente; quando isso acontece não se deve retirar o alarme; mas sim ajustar para que ele funcione apenas nos momentos de ameaça.

Assim somos nós, possuímos o nosso “alerta” que nos ajuda a pensar em estratégias para enfrentar adversidades futura ou algo novo; mas quando a ansiedade excede o natural e começa a nos paralisar diante de situações que não deveria, como, falar em público, voar de avião, dentre vários outros; então deixou de ser uma ansiedade e passou a ser um transtorno de ansiedade.

Você sabia que existem sete tipos de Transtornos de ansiedade?

1- Transtorno de ansiedade social ou fobia social é um medo intenso em ser exposto, observado ou avaliado em público, como falar, realizar apresentação, as vezes comer na frente de outras pessoas, usar banheiro público. Pessoas com esse transtorno fogem dessas situações ou enfrenta com muito sofrimento. O surgimento é mais comum na adolescência e início da fase adulta; mas pode surgir em qualquer idade.

2- Transtorno de pânico é quando surge uma crise abrupta de ansiedade, inesperada, do “nada”, a crise pode acontecer independente do lugar, pode inclusive ser durante o sono. Apresenta um pico com alguns sintomas como, batimentos cardíacos acelerado, respiração curta ou sensação de falta de ar, dor no peito, suor ou calafrios, tremor, dormência, sensação de desmaio; algumas pessoas irão acreditar que esta infartando e correr para o pronto socorro.

Geralmente a crise inicia com muita intensidade e vai diminuindo em alguns minutos, pode variar entre poucos minutos até mais de trinta minutos.
O transtorno de pânico, pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum entre vinte e trinta anos.
Essas crises pode fazer com que a pessoa se isole, por medo de passar mal, na frente de outras pessoas.

3- Transtorno de ansiedade generalizada, TAG é uma preocupação intensa, frequente e desproporcional, à várias atividades ou eventos cotidianos; pode apresentar sintomas como; inquietação, irritabilidade, cansaço, fadiga, tensão muscular e alteração no sono. Algumas pessoas podem também apresentar náusea, diarreia, dor de cabeça, tontura, falta de ar, batimentos cardíacos acelerado; os pensamentos negativos e catastróficos são comuns.
Acomete mais o gênero feminino e acontecem com mais frequência a partir dos trinta anos.

4- Fobia específica é um medo desproporcional em relação ao perigo apresentado, referente uma ou mais das seguintes situações ou objeto; pode ser; medo intenso de insetos (barata, aranha…), animais(cachorro, cobra), injeção, sangue, água (rios, mares), altura, lugares fechados (elevador, avião), tempestades (raio, trovão, chuva), palhaço, dentre outros.
Quando uma pessoa apresenta esse transtorno, ela tende a fugir, pois estar diante do objeto fóbico, causa crises de ansiedade.

5- Agorafobia é o medo de estar lugares fechado (túneis, cinemas, teatro), espaços abertos (pontes, parques, shows, multidões); utilizar transportes público, sair sozinha; pois tem medo de passar mal, e passar “vergonha” ou não ter ninguém para ajudar; então prefere ficar em casa. Esse transtorno geralmente acompanha o transtorno de pânico, mas não é uma regra.

6- Transtorno de ansiedade de separação é mais comum na infância; é um medo intenso de perder figuras de apego (como pais, avós, cuidadores, bichinho de estimação); de acontecer situações perigosas com as pessoas que ama; dificuldade em sair de casa, pois em casa se sente protegido e deseja que as demais pessoas também permaneça em casa. Pode apresentar pesadelos repetidos referente a separação e/ou perdas.
Apesar de ser mais comum na infância, pode estar presente em outras fases da vida, principalmente após uma perda difícil.

7- Multismo seletivo geralmente se apresenta na infância é quando a criança não fala em certos ambientes ou responde perguntas diante de pessoas que não lhe emite confiança. Pode prejudicar a criança no ambiente escolar, por não conseguir falar, se comunicar. Apesar de não apresentar problemas na fala.

Cada transtorno de ansiedade apresenta suas particularidades e o tratamento psicológico e medicamentoso é baseado nos sintomas apresentados, assim como as comorbidades, ou seja, caso exista outros transtornos junto; por exemplo, transtorno de ansiedade generalizada; e transtorno depressivo ao mesmo tempo; o tratamento é singular e individua

Você conhece alguém que sofre com excesso de ansiedade?

Se você conhece alguém que esta sendo prejudicado(a) pelos sintomas de ansiedade, ajude-a buscar ajuda profissional, pois os sintomas causam desconfortos e prejuízos.

Sobre a

Romilda Barreto

CRP 09/7176 – Atendimento Online e Presencial em Goiânia.

Psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental, atendimento individual para adultos.

CONTEÚDOS DO BLOG

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Estou lhe aguardando!